Tá Contratado – Notícias e Novidades

Alerta de ataque cibernético: o mundo todo corre risco, diz governo italiano

imagem09-02-2023-02-02-16

No último domingo (5), a Itália realizou um alerta sobre um possível ataque cibernético com proporções mundiais, solicitando que organizações responsáveis reforcem a segurança de seus sistemas.

Isso porque, conforme avisado pela Agência Nacional de Segurança Cibernética (ACN) da Itália, um ransomware atingiu milhares de servidores espalhados por vários países.

Um ransomware é uma espécie de malware (vírus), elaborado através de criptografia, que busca sequestrar os dados da vítima, podendo depois cobrar a pessoa para que tenha novamente acesso aos seus próprios arquivos ou vendê-los a terceiros, por exemplo.

Nesse caso, os ataques foram específicos a servidores que funcionam com o sistema ESXi, fornecido pela empresa VMware.

Os especialistas italianos dessa área da tecnologia chegaram à conclusão de que eram esses servidores o alvo, tendo em vista que eles já haviam demonstrado certas vulnerabilidades em incidentes que ocorreram antes, conforme notificado pela emissora de televisão Rai.

A imprensa italiana também informou que a ACN percebeu que um ataque em grande escala de ransomware estava acontecendo.

Dessa maneira, os técnicos responsáveis realizaram a inspeção de dezenas de sistemas que podem ter sofrido com as invasões, demandando que atualizações fossem feitas imediatamente em relação aos servidores que ficaram expostos aos ataques.

Apesar de determinarem que os ataques tenham ocorrido em cinco países, Itália, França, Finlândia, Canadá e até mesmo os Estados Unidos, ainda não foi descoberta a origem dos invasores, mesmo após muitos esforços dos técnicos e especialistas.

Conforme foi dito por um comunicador da VMware, a empresa já tem ciência dos ataques ocorridos, além de alegar já ter emitido atualizações de segurança para seus sistemas ainda em fevereiro de 2021, que foi o momento de maior exploração das vulnerabilidades dos seus programas.

Assim, resta aguardar para descobrir se algum dado importante foi efetivamente sequestrado pelos invasores, já que, como é comum neste tipo de ataque, os casos em que as vítimas pagam para reaver seus sistemas acabam não sendo denunciados.

Leia mais sobre: imagem09-02-2023-02-02-18

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

imagem09-02-2023-02-02-18 Publicidade

Você pode gostar

Comentários

MAIS ACESSADAS

Related Posts