Defesa Civil alerta para chuvas fortes em quatro estados | Agência Brasil

A Defesa Civil Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad), alertou para as fortes chuvas em quatro estados neste fim de semana. Ness Friday (7), duas advertências meteorológicas de grande perigo (vermelho) foram emitidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.imagem09-01-2022-09-01-28

De acordo com o Inmet, o volume de pluviação previsto é superior a 100 milímetros (mm) por dia. Diante do cenário, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil acompanhará a evolução dos alertas em tempo real e as regiões que devem ser afetadas já foram notificadas sobre a situação.

O Inmet também destacou a atuação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em grande parte de Minas Gerais. O ZCAS é caracterizado quando uma gama de nuvens está praticamente estacionada, causando grande quantidade de chuvas contínuas, na mesma área por pelo menos quatro dias. 

As previsões indicam um volume maior que 100 mm por dia para a região metropolitana de Belo Horizonte, para a Zona da Mata Mineira, para o Rio Doce e para as regiões noroeste e oeste do estado.

Maranhão e Bahia

O Inmet também divulgou um intenso alerta de chuva para alguma Bahia ocidental, nas regiões entre Brumado e Vitória da Conquista, até Porto Seguro e Teixeira de Freitas, no litoral sul, ao lado da divisa com Minas Gerais. Desde o início das enchentes na Bahia, mais de 850 pessoas foram afetadas. Até o momento, 26 mortes foram registradas e mais de 90 pessoas desalojadas ou desalojadas. Um total de 164 municípios baianos seguem em situação de emergência.

No Maranhão, o Corpo de Bombeiros atualizou para 695 o número de famílias deslocadas pelas enchentes. Os municípios de Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano e Formosa da Serra Negra estão com uma situação de emergência decretada. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.