Tá Contratado – Notícias e Novidades

Na Celac, Presidente do Uruguai critica protecionismo do Mercosul

Presidente do Uruguai critica protecionismo do Mercosul e defende abertura comercialNa Celac, Lacalle Pou defendeu integração global e manutenção de acordos comerciais em andamento com países de fora do bloco| Foto: EFE/ Raúl MartínezOuça este conteúdo

O presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, condenou, nesta terça-feira (24), o caráter protecionista do Mercosul e disse que seu país busca se abrir comercialmente para o mundo. A declaração ocorreu durante o encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), evento que ocorre na Argentina e conta com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nesta quarta-feira (25), Lula se encontrará com o mandatário uruguaio em Montevidéu com o objetivo de dissuadi-lo de negociaçõess de acordos comerciais em andamento com países como China e Nova Zelândia. Lula e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, buscam fortalecer o Mercosul e avaliam que um acordo individual do Uruguai com países de fora prejudicar o bloco econômico.

No entanto Lacalle Pou, que é de centro-direita, considera que um acordo do país com a China não o exclui do Mercosul e chegou, nesta terça-feira, a convidar os demais membros do bloco a negociarem junto com ele. Lula considera criar medidas de compensação comercial para o Uruguai como forma de afastar o país das negociações de acordos em andamento. “Se houver uma proposta melhor de algum dos países do bloco, estamos dispostos a negociar. Vamos conversar amanhã com Lula em Montevidéu”, disse o uruguaio a jornalistas.

Lacalle Pou reforçou, no entanto, as críticas ao bloco, disse que o Mercosul é a quinta região mais protecionista do planeta e pediu aos líderes presentes que compreendam a importância de avançar na integração global. “A China é nosso maior parceiro comercial. Entendemos as posições de outros países que têm interesses e posições distintas, mas o Uruguai precisa abrir-se ao mundo. E isso é uma visão deste governo. A gente vem caminhando e estamos nessa etapa”, declarou.

xCompartilhe

0

Related Posts