Tá Contratado – Notícias e Novidades

SELIC 11,75% | Juros subiram quase 10% proporcionalmente

[AULÃO GRATUITO] Entenda tudo sobre investimentos: https://bit.ly/37z9oad
00:00 Selic sobe 1%
A taxa Selic hoje está em 11,75% após reunião do COPOM realizada nos dias 15 e 16 de março, o maior patamar desde abril de 2017 e existe um impacto grande da Selic nos investimentos.

00:32 O que é COPOM?
O Comitê de Política Monetária é um órgão criado em 1996 com o objetivo de definir as políticas monetárias do Brasil, como, por exemplo, a taxa de juros. Como por exemplo a oferta de dinheiro circulante na nossa economia, através da regulação dessa tal taxa de juros. Basicamente podemos comparar que a taxa básica de juros é como se fosse o preço do dinheiro.

01:00 O que é taxa básica de juros?
O Banco Central regula o quanto de dinheiro temos em circulação em nossa economia e portanto regula o quanto que empréstimos serão taxados em um período determinado.
O que é selic?

03:15 O que acontece se a selic abaixar?
Com menos juros sobre empréstimos as empresas conseguem assumir determinadas dívidas, que promovem o progresso do negócio, mas com uma necessidade de pagamento menor do que uma taxa de juros alta. Dessa forma o empreendedor ter uma margem maior em seus investimentos que visam o crescimento do negócio.

05:17 Por que o COPOM aumenta a taxa de juros?
Nós estamos em meio a uma guerra e em meio a uma pandemia. Os países envolvidos na guerra são simplesmente alguns dos maiores exportadores de insumos produtivos do mundo e, por conta da guerra, estão diminuindo o fornecimento desses insumos… e quando há uma escassez na oferta os preços desses insumos tendem a subir e, consequentemente, os produtos produzidos com esses insumos também sobem.

Logo, existe uma pressão muito grande para a alta dos preços. Mas existe uma forma de conter essa inflação (na verdade, duas): aumentar a oferta ou diminuir a demanda.

07:03 Como conter a inflação?

#brenoperrucho #jovensdenegocios #jovens #inflação #selic #copom #taxadejuros #taxaselic

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts